Em um levantamento do número de casos atendidos pelo Projeto de Extensão em Neurologia Animal, no Hospital Veterinário da UEL, constatou-se que as fraturas/luxações da coluna vertebral e/ou o trauma medular tiveram uma incidência de 17% de todos os casos neurológicos atendidos.
Na Medicina Veterinária, alguns tipos de fraturas e luxações da coluna podem ser corrigidas através de cirurgias, com prognóstico variável para o retorno da locomoção, dependendo do grau de lesão que a medula tenha sofrido.
O ideal é a prevenção da ocorrência dese tipo de lesão, pois a maioria acontece quando os animais estão andando sozinhos pelas ruas e são atropelados ou sofrem algum tipo de agressão física.
O ideal é a prevenção da ocorrência dese tipo de lesão, pois a maioria acontece quando os animais estão andando sozinhos pelas ruas e são atropelados ou sofrem algum tipo de agressão física.
Assim, em 2004 o Projeto, lançou um folheto de orientações contendo informações aos proprietários de animais.
Este folheto, cuja autora principal foi a acadêmica Letícia Tortola (hoje mestranda da FCAV - Jaboticabal), tem como objetivo explicar: a diferença entre coluna vertebral e medula espinhal, as causas de lesão medular, os sintomas, o que o proprietário deve fazer e a forma principal de prevenção da lesão medular.
Em caso de atropelamentos ou outros tipos de trauma com suspeita de lesão medular, o animal deve ser colocado sobre uma tábua ou suporte plástico, e fixado sobre a mesma com tiras de fita adesiva para evitar maiores danos à medula espinhal. O animal deve ser levado imediatamente ao veterinário.
Oi Profª Mônica, em primeiro lugar gostaria de parabenizar a iniciativa de informar e orientar as pessoas em relação aos assuntos referentes a neurologia animal!!
ResponderExcluirEm segundo, dizer que me tornarei uma frequentadora assídua deste blog, uma vez que adoro este assunto e sempre é bom poder aprender um pouco mais, ainda mais qdo podemos contar com a orientação de uma pessoa tão gabaritada para discutir sobre o assunto.
Ah, gostaria de dizer tb que fiquei mto feliz em ver o folder que contou com a colaboração da Letícia no blog.
Mais uma vez parabéns!!!