18 de fev. de 2008

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE DOR DIFUSA EM CÃES

Entre as doenças neurológicas que afetam os cães, a doença do disco intervertebral na região cervical pode causar muita dor, que pode ser aguda ou crônica. Para o diagnóstico correto, é indicado a palpação da musculatura paraespinhal e da coluna vertebral ao invés de somente realizar a flexão e extensão do pescoço.
A doença do disco intervertebral cervical é uma das poucas doenças em que os cães gritam espontaneamente. Freqüentemente os animais não respondem à medicação analgésica.
Na doença do disco toracolombar a dor costuma ser menos intensa que na região cervical. O animal pode apresentar cifose e desconforto quando é pego no colo. A dor sem sinais neurológicos (Ex: ataxia e paresia) pode ser mal interpretada como de origem ortopédica ou abdominal. Assim, é importante considerar as seguintes doenças no diferencial de cães com dor difusa ou cervical:
  • Dor difusa
  1. poliartrite
  2. polimiosite
  3. meningoencefalites
  4. fraturas vertebrais patológicas
  5. pancreatite
  6. cálculos renais ou ureterais
  7. doenças prostáticas
  • Dor cervical
  1. bursite bicipital
  2. dor orofaríngea ou da articulação temporomandibular
  3. otite média
  4. neoplasias, abscessos ou massas em tecidos moles do pescoço
  5. poliartrite
  6. polimiosite
  7. afecções intratorácicas
  8. siringohidromielia
  9. neoplasias intracranianas
  10. subluxação atlantoaxial
  11. espondilomielopatia cervical caudal
  12. fratura vertebral patológica
  13. meningomielites

3 comentários:

  1. importante após confirmado o problema, acredito ser de muita valia o confinamento e a indicação para uma mielografia; indicando problema em disco, saber a sua localização e encaminhamento cirurgico.
    monica qual analgésico vc gosta de usar, neste caso por exemplo.
    marcos.vt@terra.com.br
    são josé dos campos

    ResponderExcluir
  2. Monica voce tem utilizado testes comerciais (elisa), para confirmação de cinomose; adiquiri 4 testes da bioeasy vc conhece?
    indica?
    marcos.vt@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mônia, tenho um pit bull que aredita-se estar com insuficiencia renal aguda ou crônia. Estamos tratando com dieta especial e soro com fluido terapia, mas o problema e que nos ultimos dias ele esta com dores cervicais ao abaixar e ao brir a boca, existe alguma relação com a insuficiência? ele esta com membros posteriores bastante inchados.espero respostas. obrigado.

    ResponderExcluir